Saiba investir sem ser movido pelo impulso
Manter calma na tomada de decisões e na espera pelo rendimento asseguram contra possíveis perdas
Buscar orientação dá maior segurança para aplicar o dinheiro
James Woodson
Quem investe no mercado acionário provavelmente já conheceu um aplicador que viu o dinheiro virar pó. Ser movido pelo impulso de aproveitar o momento do mercado sem a visão de longo prazo desfavorece a possibilidade do investidor de obter ganhos. A destreza de tomar as decisões mais assertivas são algumas das orientações de profissionais de instituições voltadas à educação financeira.
O professor da Investeducar Márcio Rodrigues comenta que alguns aplicadores pensam que a bolsa funciona como um jogo. “Investir na bolsa tem que ser uma ação planejada, gradual, sem ser por impulso”, recomenda. Há cerca de dois anos no mercado, a empresa recebe diferentes perfis de pessoas interessadas nos cursos, que têm duração de quatro a dez horas.
Em geral, Rodrigues diz que aqueles que participam dos cursos não atuam na área e, por isso, procuram alguma base, tanto em finanças pessoais como na bolsa de valores. Alguns já poupam e querem se preparar para aplicar no mercado acionário enquanto outros querem aprender melhor como gerenciar as contas de casa.
Sobre as aulas de finanças pessoais, o professor da instituição diz que é notável o número de casais de até 30 anos interessados em planejar o futuro. Já o curso sobre investimento em ações, há pessoas mais velhas, com o objetivo de garantir uma reserva mais rentável para não se preocuparem com o avanço da idade. Além deles, também há jovens que se apresentam mais ousados em obter ganhos maiores, mas visam adquirir segurança